domingo, 22 de junho de 2008

Post Especial

Os responsáveis pelo Portal do Aquiteto convidou a equipe do New Decor para realizar uma matéria especial para ser publicada em seu site. Então, fizemos uma pesquisa e entrevista sobre cenografia. Vamos publicá-la no New Decor, mas você também pode conferí-la no Portal.


A arte de criar cenários

A decoração de interiores não está restrita às nossas casas. Ela abrange dos empreendimentos comerciais às representações artísticas. A temática de uma festa, a elaboração de uma vitrine, e a criação de uma novela passam pelas mãos e pelo olhar de um importante profissional. O cenógrafo é o responsável por nos oferecer a sensação de proximidade. Além de pesquisar e viajar para juntar elementos para compor um cenário, o profissional tem que captar um pouco do clima do local. É ele quem transporta o espectador, fazendo ele se desligar da sua realidade e entrar no enredo.
Quem pensa que basta apenas chegar ao local, e montar tudo está muito enganado. Luz, efeitos sonoros, figurino e materiais são fundamentais para que haja a realização de um cenário, mas acima de tudo, o estudo profundo do tema é essencial. É um trabalho minucioso e cada peça deve ser analisada antes de ser escolhida. Fica claro que é necessário um planejamento para que na hora da execução, seja qual for o tipo de cenário, não ocorram problemas.
Quando se trata de um tema antigo, o trabalho é dobrado. Qualquer erro de caracterização pode destruir a idéia de veracidade de um filme, por exemplo. Quem já não percebeu algum erro de sincronia em algum filme, e já viu objetos modernos figurando cenários de décadas passadas?
No vídeo, retratamos cenas de alguns dos filmes que marcaram a história, seja pelo enredo ou mesmo pelos efeitos especiais. E o que eles têm em comum? Imortalizaram seus personagens e também seus cenários.
O filme Titanic, por exemplo, não agradou apenas pela história de amor. O que chama mais atenção de quem o assiste é a perfeição com que criaram a réplica do navio naufragado. Os cenógrafos recriaram cada parte da embarcação, cada detalhe da decoração dos cômodos com tanta riqueza que virou referência quando o assunto é o navio.
Também mostramos no vídeo a entrevista que realizamos com o cenógrafo e escultor Fernando Valente, profissional da área há 17 anos, que nos explica algumas técnicas de como construir um bom cenário.Agora, comece a prestar mais atenção nos detalhes dos cenários dos filmes, da sua novela preferida, das visitas ao shopping, de shows e outros eventos e aprecie o trabalho desse profissional tão importante para a arte.


Esperamos que tenham gostado do tema. Qualquer dúvida ou sugestão: new-decor@hotmail.com

Daphine Machado e Fabíola Ferreira

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de pesquisa e entrevista que vocês fizeram sobre cenografia. A matéria ficou muito interessante. Eu ainda não conhecia muito bem seus objetivos. Pelo que percebi a intenção é a de "transpostar" o observador do mundo real para o contexto do espetáculo apresentado. Muito bacana.

    Abraços

    Marcos César

    http://www.interioresdesign.wordpress.com.br

    ResponderExcluir