quarta-feira, 16 de abril de 2008

Design no interior da TV!

A moda dos Reality Shows chegou à decoração de interiores. Há diversos programas que promovem mudanças nas casas alheias, das mais variadas formas: os decoradores ajeitam enquanto você não está em casa, ou mandam você arrumar a casa do vizinho e vice-versa ou até te mandam para uma mini-férias fora do tempo enquanto fazem aquele upgrade no seu lar.
A TV inglesa preenche seus canais televisivos com vários programas de dicas e faça-você-mesmo. Já a TV Americana cultua as transformações gigantescas, o apelo emocional e a publicidade embutida. No Brasil o gênero cresce timidamente, com quadros de design dentro de programas maiores de variedade.

A
Sony transmite o divertido Queer Eye for a Straight Guy. O programa conta com cinco gays, apelidados de os Fab Five, que se comprometem a melhorar a vida de um hetero a cada episódio. Cada um apresenta uma especialidade, e como não poderia faltar, Thom Felicia é o decorador responsável pela mudança no ambiente da casa do rapaz. Os felizardos passam por uma transformação e prometem sempre continuar seguindo as dicas inteligentes dos Fab Five.







Outro Reality Show é o Extreme Makeover Home Edition. O nome da atração cumpre o que promete. A maioria das casas é demolida e construída do zero, atendendo as necessidades de cada família. Eles escolhem essas famílias por meio dos vídeos que elas mandam, onde contam seus problemas, seus desejos e seus apelos. A produção, então, escolhe não apenas famílias que passam por dificuldades financeiras, mas famílias que tenham uma história marcante, membros com problemas de saúde ou cujas casas tenham sofrido algum tipo de dano, como incêndios. O desenrolar emocionado das reformas conta com os depoimentos dos apresentadores e a construção de cômodos temáticos baseados no gosto dos moradores, que ainda desfrutam viagens durante a semana da reforma. Isso mesmo, tudo é feito em uma semana. A diversidade e qualidade dos quartos temáticos é impressionante. Já foram produzidos quartos de personagens da Disney, de temas musicais, de espiões, de esportes, de animais, de profissões almejadas pelas crianças e muitos outros. O programa também chama os amigos, vizinhos e população local para colaborar, e em alguns casos, convidados especiais, como o jogador David Beckham ou os músicos do grupo Backstreet Boys.

O Changing Rooms (Minha Casa, Sua Casa) da BBC, sugere que vizinhos troquem de casas e assim, um planeja um cômodo do outro. Cada equipe tem um designer que projeta o ambiente, e em dois dias precisam efetuar a reforma. O problema nesse programa é que nem sempre os donos das casas gostam das mudanças!

O While You Are Out (Enquanto você não vem), transmitido pelo People + Arts, já é diferente nessa questão. Geralmente é um membro da família que cria o cômodo para o outro enquanto esse passa dois dias fora, portanto, o planejamento leva mais em conta a opinião do próprio morador e costuma agradar.


No Brasil




Na Rede Globo, Luciano Huck, apresentador de O Calderão do Huck, faz o papel do mediador entre decorador e cliente. Seu Lar Doce Lar é a versão brasileira que mais se assemelha às estrangeiras, principalmente ao Extreme Makeover. A família sorteada tem que cumprir uma série de testes para ser contemplada com a reforma.
Quarto dos meus sonhos é um dos quadros do Domingo Legal, do SBT. A produção sorteia cartas dos telespectadores e decoram seus quartos conforme o pedido. E ai pode rolar de tudo, encontrei essas imagens de um quarto inspirado no nostálgico Chaves, transmitido pela mesma emissora. A criatividade ou a falta dela vai longe.





Arrumando a Casa, é uma atração do programa Hoje em Dia, da Record. Uma decoradora é levada à casa dos participantes para promover pequenas mudanças nas disposições dos móveis, o que já resulta em uma visível mudança estética e harmoniosa.
Top

Agora, por fim, o programa de Decoração que mais representa a condição de Reality Show de todos: o Top Design. Trata-se de uma competição, entre 12 designers, que criam a cada semana um instalação de acordo com os temas do programa, são julgados e eliminados um a um. Sim! O Big Brother da decoração. O Júri? É formado pelos designers Jonathan Adler e Kelly Wearstler e pela editora da Elle Decor, Margaret Russel. A apresentação? É Comandado pelo famoso designer de interiores Todd Oldhan. O prêmio? US$ 100 mil dólares, um carro novo e um editorial na revista Elle Decor.

Então é isso.. aproveitem esses dias chuvosos para relaxarem e desfrutarem de decoração misturada à entretenimento.




E se depois de assistir à esses programas você acordar com espírito de decorador e resolver aplicar na sua casa, não deixe de fotografar e nos mandar! Qualquer dúvida ou sugestão é sempre bem vinda!


Fabíola Ferreira

9 comentários:

  1. Adooro "Changing rooms", pricipalmente o Laurence(o mais cabeludo).
    Não sei se vc já viram esse blog ,mas...

    http://allexincasa.blig.ig.com.br/

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. adorei a reportagem sobre o quarto dos sonhos!
    nossa se eu pudesse mudaria o meu inteiro ahuahauhuaau x)
    tá lindo o blog de vcs, parabéns meninas!
    beijãoo

    ResponderExcluir
  3. eu adoro esses tipos de programa... sempre q passa eu não consigo mudar de canal e seria ooootimo q isso acontecesse na minha casa!
    auhauhauhauha
    o q eu maaaais gosto é o extreme makeover =]
    aquela coisa bem americanizada.. do tipo a população se ajuda, um por todos e todos por um me agrada bastaaante...
    e os outros programas, tem uns q eu não conheço

    adorei a materia :D
    parabens!

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiiiiii , meninas como sempre vcs estão demais...
    Adoro esses programas , falo que não vou assistir , mas não aguento sempre que estou passando pela tv dou uma olhadinha...e ai assisto inteiro, principalmento o do hulk ,nas tardes de sábado,rs.
    E aí fico imaginando minha casa passando por uma transformação dessas...
    Quem sabe vcs não fazem um concurso pelo blog , quem ganhar ganha uma transformação na casa...
    Gostaram da minha idéia???
    Bjs meninas.
    Luciene

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a matéria...eu tbm adoro assistir esses programas, fico só imaginando se fosse comigo!!!
    Ia adorar uma mudança no meu quarto ahahah..
    Ahh e a sujestao da Luciene DEMAIS ... ahahaha
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Gosto de decoração, vou assistir ao Queer Eye for a Straight Guy, deve ser muito engraçado.
    Quanto ao programa lar doce lar do Luciano Hulk , acho excelente os profissionais que remodelam, constroem, fazem a casa. Só não gosto das provas que os moradores das casas tem que passar , acho ridículo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do trabalho de vocês, a enquete sobre a luminária foi bem criativa!!
    Sugestões: dicas de decoradores de Santos e fotos dos quartos de amigos da faculdade (principalmente se estiver precisando de umas mudanças).
    Sucesso!!!!!
    PARABÉNS pelo trabalho e empenho!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa,nem sabia que tinha no SBT isso tb =) Ah,tem um na GNT,nacional mesmo, a decoradora muda um espaço da casa ou do trabalho de alguém...é bem rapidinho, e na verdade é o único que eu assisto,pq fico muito impaciente vendo aquelas transformações intermináveis (ta,terminam rápido,mas é mto suspense em volta) :))

    Parabéns pela matéria fá :D

    Ah! logo logo adicionaremos o New Decor la no musicaberta :D estamos trabalhando nisso uahauahu


    beijão
    Nathália

    ResponderExcluir
  9. Faltou falar sobre os programas Casa à Venda, Reforma é Lucro e Achados para Decoração, do canal A&E.

    ResponderExcluir