domingo, 26 de setembro de 2010

Jardim Vertical

Se você está cansado do jardim convencional, aquele que vemos nos quintais das casas, ou simplesmente daqueles vasinhos colocados próximos às janelas e como enfeites na sala, preste atenção. O paisagismo vertical é a nova tendência que promete entrar em nossos lares.
Essa opção não é vista, apenas, como mais uma proposta de decoração, mas também uma solução para aqueles que não dispõem de muito espaço nos ambientes da casa.
O paisagismo vertical é indicado tanto para ambientes abertos e fechados como para espaços grandes ou pequenos. Devemos estar atentos quanto às exigências climáticas e às necessidades hídricas das plantas, caso contrário, elas não sobreviverão.

Confira as vantagens de um jardim vertical:

- funciona como barreira contra os raios solares, melhorando o conforto térmico, ou seja, a temperatura do ambiente;
- reduz a poluição sonora, pois as plantas funcionam como revestimento acústico;
- reduz a poluição visual, já que a substituição do concreto pelo verde evita pichações;
- proporciona uma sensação de amplitude em pequenos espaços;
- economia de água, com o sistema de irrigação automatizada (a água é distribuída individualmente para cada planta, dependendo da necessidade das espécies).

Antes, o revestimento de muros com vegetais era feito apenas com plantas do tipo trepadeira, por exemplo, que aderiam às paredes por elas mesmas. O que muda nessa nova tendência é a aplicação de suportes que podem receber o plantio de qualquer tipo de planta ou flor.
Para quem se interessa por este novo segmento, o mercado oferece dois tipos de paisagismo vertical, o painel vivo e o quadro vivo. O que diferencia os dois é o tamanho e o modelo. Enquanto os quadros são menores e podem ter molduras, os painéis são maiores e podem apresentar vários tipos de suporte.
Ambos podem ser instalados em muros, paredes e fachadas de prédios e casas. O resultado é um jardim suspenso que se modifica conforme o crescimento das plantas, mudando de cor e de aparência de acordo com as estações.

Ao elaborar uma cozinha gourmet diferente e moderna, a arquiteta Fernanda Linz, que criou o Espaço Gourmet, na Santos Arquidecor 2010, inovou. Construiu uma parede viva com plantações de temperos. Com a praticidade em mente, ela fez uma horta vertical dentro da própria cozinha. “Resolvi colocar temperos para dar cheiro ao ambiente. Escolhi o hortelã, o manjericão e a pimenta, pois esses são os temperos mais utilizados, e construí uma bancada de apoio para que a pessoa possa colher e já cortar o condimento”, explica.
Fernanda destaca que o paisagismo vertical pode ser criado em qualquer local, tanto em apartamentos como casas, mas o essencial é que o ambiente seja arejado e que, principalmente, receba claridade. Ela lembra que a parede deve ser regada todos os dias, assim como um vaso de flores convencional, senão a planta morre.



Fernanda Lins Coelho e Melo, trabalha há 29 anos na área. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos, e participa da mostra Santos Aquidecor – Casa Natal pela oitava vez.

E agora, veja o passo a passo de como criar um jardim vertical.


Imagens: Quadro Vivo
Para saber mais: Lushe; Top 11 Living Walls, no site Chemically Green; post sobre o Aeroporto Changi; blog Rodrigo Barba; um vídeo de DIY; outro DIY; matéria sobre o tem no AuE Paisagismo Digital; blog que reúne vários posts, Inside Urban e matéria de quadro vivo regado automaticamente, no Arquiteta Móvel.
Daphine Machado e Fabíola Ferreira

Um comentário:

  1. Thanks :)
    --
    http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
    для сайта newdecor.blogspot.com

    ResponderExcluir